EXERCÍCIO OPERACIONAL
BAAN sedia Exercício Operacional EXOP AIRLIFT-COMAO 2025
A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início, nessa segunda-feira (26/05), ao Exercício Operacional EXOP AIRLIFT-COMAO 2025, na Base Aérea de Anápolis (BAAN). A atividade, que acontece até o dia 06/06, reúne mais de 400 militares da FAB e 600 do Exército Brasileiro (EB) em um cenário simulado de guerra regular, com foco em ações conjuntas e de alta complexidade.
Coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP), o treinamento busca consolidar a doutrina da Aviação de Transporte e adestrar as tripulações em missões aéreas compostas, em um ambiente que simula um conflito armado real. As operações envolvem aeronaves de Transporte, Caça, Reconhecimento e Asas Rotativas, além de tropas de infantaria, forças especiais e defesa antiaérea.
“O objetivo desse exercício é consolidar a doutrina da Aviação de Transporte em um cenário de treinamento com alto grau de realismo, adestrando nossas tripulações em missões complexas e integradas. Teremos lançamento em massa de paraquedistas, infiltração, exfiltração e evacuação aeromédica de tropas diretamente no terreno, dentro do conceito de operações compostas”, explicou o Comandante da BAAN e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho.
O EXOP AIRLIFT-COMAO 2025 está dividido em três fases. A missão principal é retomar áreas estratégicas ocupadas, o que exige a execução coordenada de ações como assalto aeroterrestre, evacuação médica, reconhecimento tático, varredura aérea e defesa antiaérea.
Entre os meios empregados, destacam-se aeronaves como o KC-390 Millennium, o F-39 Gripen, o F-5M, o C-105 Amazonas, o A-1M AMX, o E-99M e o helicóptero H-60 Black Hawk, além de meios de defesa antiaérea. O Exército Brasileiro contribui com tropas paraquedistas e forças especiais.
O exercício conta também com cenários de combate noturno com uso de óculos de visão noturna (NVG do inglês - Night Vision Goggles), sistemas de autodefesa e a realização de missões compostas (COMAO), que exigem elevada coordenação tática entre diferentes plataformas.
“O EXOP AIRLIFT-COMAO irá adestrar os tripulantes do COMPREP [Comando de Preparo] em uma ampla gama de ações, como Defesa Aérea, Ataque, Assalto Aeroterrestre, Reabastecimento em voo e Defesa Antiaérea, em um ambiente realista e desafiador. Além disso, fortalece a coesão entre as Forças, aperfeiçoa os procedimentos conjuntos e proporciona um ambiente seguro para aplicação de doutrinas, testes de táticas e levantamento de lições aprendidas, fundamentais para a evolução da capacidade de combate das Forças Armadas”, destacou o Tenente-Coronel Aviador Miguel dos Santos Clarino, que representou o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, na abertura do exercício.
Fotos: Sargento Muller / CECOMSAER